EMENTA

A missão é uma experiência comunitária em suas origens, em seu desenvolvimento e em sua meta final. O testemunho das Escrituras é fundamental para compreender a missão como uma “rede de relações” que por iniciativa divina constitui a inesgotável riqueza do Povo de Deus (DV 2).

 OBJETIVOS DO CURSO.

  1.  Mostrar que a missão não se identifica e não deve ser confundida com a atividade missionária (AG 6), mas é uma “relação” que se fundamenta no dinamismo da história do Povo de Deus (Antigo e Novo Testamento) através de uma multiplicidade de grupos e comunidades.

 

  1. Suscitar a tomada de consciência de que dentro da situação e das exigências concretas do mundo atual, o essencial da missão consiste em formar e dilatar a experiência de uma “comunidade de irmãos” aberta universalmente a todas as nações (Mt 28,19: fazer discípulos = fazer irmãos).

 

  1. Descobrir a importância do testemunho das Escrituras para a vida e a missão da Igreja, pois nelas “O Pai vem amorosamente ao encontro de seus filhos a conversar com eles (…) dando-lhes solidez na fé” (DV 21). De fato “É preciso acolher a Palavra com toda prontidão examinando todos os dias a Escritura para ver se as coisas são assim mesmo” (At 17,11).